Haddad foge de pergunta sobre quem é o “pai” da isenção sobre carnes

Rodrick César Donato Lima
Rodrick César Donato Lima

Ministro da Fazenda afirmou que a pasta envia o que é “justo” e o que dá margem para negociação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi questionado por 3 vezes nesta 6ª feira (12.jul.2024) sobre quem é o “pai” da isenção das carnes na aprovação do projeto que regulamenta a reforma tributária. Não respondeu. Há um embate entre o PT e o PL sobre o autor da medida, que diminuirá a carga tributária sobre a proteína animal.

Haddad afirmou que, se manda um projeto de lei no “osso” para o Congresso, não vai “sobrar nada”, segundo ele. “Você manda um projeto sabendo que vai ter uma negociação ali. Não tem como a Fazenda mandar um negócio e ‘é isso ou nada’”, disse Haddad.

Ele participou do 19º Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com o tema “As estratégias do governo para a economia”. O ministro afirmou que negocia com o Congresso desde 2001 e que é preciso ter “estratégia” de negociação. “A Fazenda manda aquilo que tecnicamente é o mais responsável e eu, de todos os discursos que eu fiz, eu falei:

toda exceção, de certa maneira, acaba prejudicando a reforma tributária’, porque a alíquota padrão vai subindo”,

disse. Na 5ª feira (11.jul.2024), Haddad disse que a isenção das carnes foi “vitória” do presidente Luiz Inácio Lula

em São Paulo, no campus da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), tradicional instituição de ensino superior brasileira fundada em 1951. O evento é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), criada em 2002 por cerca de 140 jornalistas. Apesar de ter se tornado uma importante entidade de representação de jornalistas, a Abraji tem hoje apenas menos de 1.000 associados que pagam em dia a anuidade de R$ 220 para serem membros da associação. A anuidade cobrada de estudantes de jornalismo é de R$ 110. A entidade foi indagada pelo Poder360 sobre o número

exato de associados adimplentes (profissionais e estudantes). Respondeu que esse dado não será divulgado. O congresso da Abraji tem 2 patrocinadores principais, ambos com origem na área de tecnologia:

o Google (uma das maiores empresas do planeta em valor de mercado) e a Luminate, uma fundação global que financia vários projetos de jornalismo no mundo e foi criada em 2018 por Pierre Omidyar (um ex-programador de computador que lançou o site de leilões Ebay em 1995 e tornou-se bilionário com o empreendimento). Outras empresas de mídia patrocinam o evento da Abraji agora em 2024, como o Grupo

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *