A Arm, empresa por trás da microarquitetura utilizada na esmagadora maioria dos chips para celulares e tablets de todo o mundo, anunciou, nesta sexta-feira (12), uma nova tecnologia de superamostragem que promete melhorar o desempenho de jogos em dispositivos móveis.
Chamada de Accuracy Super Resolution (ASR), a função de superamostragem da empresa britânica é baseada nas mesmas tecnologias do AMD FidelityFX Super Resolution 2.0 (FSR 2.0). Ela utiliza técnicas de upscaling temporal, que considera as informações de vários quadros para gerar um único resultado com refinamentos de detalhes.
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A designer de chips demonstrou os resultados de seus testes iniciais com o ASR utilizando o MediaTek Dimensity 9300 com GPU Arm Immortalis-G720 em uma tela com resolução de 2.800 x 1.260 pixels. O recurso conseguiu aumentar a taxa de quadros por segundo de uma exibição em até 53% em comparação com o desempenho nativo do hardware.
Essas melhorias de desempenho se traduzem em economia de energia, o que significa que os usuários podem desfrutar de maior duração da bateria em seus dispositivos.
De acordo com os testes feitos com o ASR, o consumo energético reduz em até 30%. Além disso, a temperatura do hardware permaneceu baixa e estável.
A imagem abaixo compara o desempenho do ASR com alternativas como o próprio FSR da AMD. Como pode ser observado, há vários detalhes finos na imagem original — cujas amostras são encontradas na coluna “Ground Truth” — que são preservados após o processamento pelo recurso de upscaling da Arm.
Além de celulares e tablets, a Arm também está ganhando cada vez mais espaço no segmento de PC. Além dos computadores da Apple equipados com processadores da linha “M”, sua arquitetura também deve se popularizar no universo do Windows após o lançamento de concorrentes para o Snapdragon X Elite, da Qualcomm.
A Arm afirma que pretende disponibilizar sua nova tecnologia à comunidade de desenvolvedores sob uma licença de código aberto, permitindo que uma ampla gama de jogos e outros aplicativos sejam contemplados. As APIs estarão disponíveis em acesso antecipado para os devs mediante solicitação à empresa.